domingo, 2 de maio de 2010

Cadeia de fornecimento Dell



O seguinte texto é um trecho do livro 'O Mundo é Plano” de Thomas L. Friedman. Nesse trecho, o autor exemplifica como o mundo é plano e quanto os países e mercados dependem cada vez mais uns dos outros. Como a cadeia de fornecimento muda nossas vidas e como ela é importante no mundo moderno e globalizado em que vivemos:

“Os notebooks da Dell são completamente reprojetados a cada 12 meses, mas novas características são constantemente adicionadas durante o ano, por meio da cadeia de suprimento, à medida que os componentes de hardware e software vão sendo aperfeiçoados.
Quando a encomenda de meu notebook chegou à fábrica de Dell em Penang, faltava uma peça – o adaptador wireless – devido a um problema de controle de qualidade, e por isso a montagem do notebook atrasou alguns dias. Mais tarde, chegou o caminhão cheio de novos adaptadores. No dia 13 de abril, às 10h15m da manhã, um funcionário da Dell Malásia pegou a ordem de serviço que automaticamente apareceu no momento em que todas as peças de minha encomenda haviam chegado dos SLCs para a fábrica em Penang. Outro funcionário começou a recolher todas as que eram destinadas a meu notebook numa embalagem especial para transporte.

De onde vieram essas peças? A Dell utiliza muitos fornecedores para a maioria dos trinta componentes desses notebooks. Dessa forma, caso um fornecedor tenha algum problema ou não consiga responder a um aumento de demanda, a Dell não fica parada. Eis os principais fornecedores de meu notebook Inspiron 600m: o microprocessador Intel veio de uma fábrica da Intel nas Filipinas, em Costa Rica, no Malásia ou na China. A memória veio de uma fábrica coreana, na Coréia (Samsung), ou taiwanesa, em Taiwan (Nanya), ou de uma fábrica alemã, na Alemanha (Infineon), ou japonesa, no Japão (Elpida). A placa de vídeo foi remetida ou de uma fábrica taiwanesa, na China(MSI), ou de uma chinesa, na China (Foxconn). O ventilador de resfriamento veio de uma indústria taiwanesa, em Taiwan (CCI ou Auras). A placa-mãe veio ou de uma companhia coreana em Xangai (Samsung), ou de uma taiwanesa em Xangai (Quanta), ou de outra taiwanesa em Taiwan (Compal ou Wistron). O teclado veio ou de uma firma japonesa em Tianjin, na China (Alps), ou de uma taiwanesa em Shenzen, na China (Sunrex), ou de uma taiwanesa em Suzhou, na china (Darfon). A tela de cristal líquido foi fabricada ou na Coréia do Sul (samsung ou Lg Philips LCD), ou no Japão (Toshiba ou Sharp), ou Taiwan (Chi Mei Optoelectronics, Hannstar Display ou AU Optronics). O adaptador wireless veio ou de uma fábrica de propriedade norte-americana na China (Agere) ou na Malásia (Arrow), ou de uma f´brica taiwanesa em Taiwan (Askey ou Gemtek), ou da China (USI). O modem foi feito ou por uma companhia taiwanesa na China (Asustek ou Liteon) ou por uma chinesa na China (Foxconn). A bateria veio ou de uma fábrica americana na Malásia (Motorola), ou de uma indústria japonesa no México, na Malásia ou na China (Sanyo), ou de outra sul-coreana ou taiwanesa em qualquer desses dois países (SDI ou Simplo). O drive do disco rígido foi feito por uma fábrica americana em Cingapura (Seagate), ou por uma japonesa na Tailândia (Hitachi ou Fujitsu), ou por outra japonesa nas Filipinas (Toshiba). O drive do CD/DVD veio de uma firma sul-coreana que tem fábricas na Indonésia e nas Filipinas (Samsung), ou de uma fábrica japonesa na China ou na Malásia (NEC) ou de outra japonesa na Indonésia, China ou Malásia (TEAC), ou de mais uma japonesa na China (Sony). A bolsa para transporte do notebook foi feita ou por uma fábrica irlandesa na China (Tenba) ou uma americana na China (Targus, Samsonite ou Pacifc design). O transformador veio ou de uma indústria tailandesa na Tailândia (Delta), ou de uma taiwanesa, coreana ou americana na China (Liteon, Samsung ou Mobility). O cabo de conexão elétrica foi feito por uma firma britância instalada na China, Malásia e Índia (Volex). A memória removível foi manufaturada ou por uma companhia israelense em Israel (M-System) ou por uma americana que tem fábrica na Malásia (Smart Modular).

Essa sinfonia da cadeia de fornecimento – desde minha encomenda por telefone até a produção e a entrega em minha casa – é uma das maravilhas do mundo plano.”

Após ler esse trecho do livro cabe a pergunta: Qual a nacionalidade da Dell? Hoje é impossível determinar categoricamente que a Dell é norte-americana. Os computadores Dell são fabricados com peças e acessórios de vários fabricantes, em muitos outros países do mundo. Esse é apenas um exemplo. Pode-se aplicar a mesma teoria a qualquer outra grande empresa pois, simplesmente não se fabrica mais tudo num mesmo lugar. A técnica Just in Time, desenvolvida pelos japoneses da Toyota, é a mais beneficiada pela cadeia de fornecimento, graças a ela, as empresas não precisam de grandes armazéns para estocar peças e componentes que irão formar seus produtos. Tudo é fornecido e montado em sintonia com a demanda, é tudo ao mesmo tempo e agora. Assim como um pedido de Big Mac passa automaticamente no caixa e na cozinha, um pedido de notebook passa pela web e automaticamente por todas as empresas fabricantes de todos os componentes que irão gerar o notebook. Assim o fabricante do notebook propriamente dito é abastecido por todos esses fabricantes para entregar a mercadoria ao cliente no prazo determinado. Isso é mundo plano, esse é o mundo moderno, esse é o presente, mas ninguém garante que será o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário